"One of the landing gear legs failed to go down during landing. Pilot attemted the landing on one leg. When the speed lowered, the "gearless" wing dropped down and the prop blades hit the ground and stopped. Immidiately the engine was torn away by torque. The force of the strike was so huge, that the engine flew several meters away from the plane (and what would you think - it's ~1700hp) The engineless plane ground looped and came to a full stop."
Tradução tabajara:
"Um das pernas do trem de aterrissagem não baixou durante o pouso. O piloto tentou pousar em uma perna. Quando a velocidade caiu, a asa sem trem de pouso abaixou e as pás da hélice bateram no chão. Imediatamente o motor foi arrancado fora pelo torque. A força da batida foi enorme, que o motor voou vários metros para longe do avião (e o que você pensaria - são ~1700hp) O avião sem motor deu um "cavalo de pau" e parou completamente."
S!
<font color="red"><i>beleza</i></font> sokol1?
num intendi muito o que esatava escrito em inglês,mas que pena perder um belo avião desses
Sera que vai ter como restaurar o coitado?
Senta á Pua! Quem vai Sentar a Pua não tergiversa, arremete de ferro em brasa e verruma o bruto.
Austregésilo de Athayde
Este 109 foi restaurando a partir da célula de um Buchon espanhol, usando
motor e peças de vindos de 20 aeronaves diferentes, por três entusiastas
alemães.
Vôou a primeira vez por volta de setembro de 2004.
Caso o motor não tenha sido danificado, é possível restaura-lo novamente, no pior dos casos como estático.
O problema é que não existe mais maquinário para se construir peças para
os motores DB, como um virabrequim por exemplo.
Sei lá, o piloto deveria ter tentando o pouso com motor desligado, trem de pouso todo em cima... O azar foi a asa do lado sem trem de pouso ter estolado primeiro.
Lembro-me que o Uruba defendia, naquele acidente com o Casa-111 (landlease espanhol do He-111) a tese de que esses planes são valiosos demais para se arriscar em vôos. Os caras podiam manerar nas exibições e não exceder determinado limite de apresentações anuais, mas esse G4 era arroz de festa nessas feiras aéreas... Agora é tarde
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
É um grande impasse, quero ver algum jambock dizer que não quer ver nosso jug voando (caso alguns não saibam, existe um jug no MUSAL que está em condições de vôo. Alias, recomendo o livro sobre a sua montagem . . . só esqueci o nome hehe Júlio?) Mas, por uma determinação da Aeronáutica, ele não pode sair do chão, justamente por ser muito precioso históricamente.