US$ 126 de prejuízo em cada XBox 360 vendido

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31_CrossBones
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US$ 126 de prejuízo em cada XBox 360 vendido

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!

Lançado nos EUA no dia 22/11/2005, o XBox 360 chegou às lojas custando de US$ 299, na versão sem compatibilidade com os jogos do primeiro XBox e sem HD, a US$ 399 na versão turbinada do console. Mas mesmo sendo vendido por este preço, cada venda se converte em prejuízo para a Microsoft.

É o que diz a iSuppli, empresa de inteligência de mercado, que desmontou o XBox 360 e calculou o custo de cada peça usada no video game. Segundo a empresa, o processador Power PC de três núcleos e 3.2Ghz custa US$ 106, o processador gráfico da ATI custa mais US$ 141, a placa mãe, mais US$ 370 e o restante dos componentes como leitor de DVD, somados aos itens mencionados, chegam ao total de U$ 525.

Pode parecer loucura ver uma empresa vendendo um produto com prejuízo proposital, mas esta prática é mais comum do que se pode imaginar, está presente há anos no mercado de video games e o segredo é simples, as empresas perdem agora para lucrar depois, com a venda de games. Há ainda outro truque nesta estratégia, a base de usuários. Se ninguém tem o console, para que desenvolver um jogo para ele? Então vendendo mais barato do que ele custa para ser feito, a Microsoft consegue colocar XBox 360 na mão de mais gamemaníacos e assim dá um bom motivo para a indústria desenvolver mais jogos para ele.

Outro bom exemplo desta prática está nas operadoras de telefonia celular, ou você acha realmente que estas maquininhas são tão baratas assim? As empresas subsidiam o preço do aparelho para lucrar lá na frente, com as ligações que você faz, por isso existem várias faixas de preço para os aparelhos, quanto mais caro for o plano de assinatura escolhido, mais barato fica o aparelho.

Blogaki

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

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20_Kyrodus

Post by 20_Kyrodus »

S!

A estratégia de praxe da indústria é ter lucros com o software (jogos) e não com o hardware, como explica o texto.

Quem começou com esta filosofia foi a Sony ao lançar o PS1 em 1995. Hoje ela domina o mercado de consoles.

SP!
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