Quais as peças necessárias pra montar um um ATMEGA???

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RedMooM

Quais as peças necessárias pra montar um um ATMEGA???

Post by RedMooM »

Bom pessoal do forum estou pensando em montar um atmega, mais não tenho nem idéia do que preciso :-D .

Na questão da precisão ele e muito melhor que meu joy Cobra da Clone :D .

o skol1 colocou essa tabela em um de seus posts


" BU0836 - 10 bits
A título de comparação:
Joy Genius Fxx - 80 bits
M# Sidewinder FF PRO - 256 bits
HOTAS Cougar - 1.024 bits
Saitek X-52 "Vanila" - 2.084 bits
Saitek X-52 PRO - 1.024 bits - parece que os sensores HALL utilizados não aproveitavam os 2.084 bits. "

Quantos bits tem o atmega 16?? Quanto custa em média pra montar 1??
Ele e plug and play??

Eu montei um pedal usando a gameport com pots normais (R$ 2,50) mais ficou com muito ruido com o atmega vai melhorar ou ai o problema é a qualidade do pot??
como funciona um sensor hall?? li e vi algumas figuras mais não sei se entendi ele funciona por imã.


da pra usal visor de LCD no atmega??

Muito obrigado
21_Sokol1
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Post by 21_Sokol1 »

RedMon:
Bom pessoal do forum estou pensando em montar um atmega, mais não tenho nem idéia do que preciso.
Na questão da precisão ele e muito melhor que meu joy Cobra da Clone .
o skol1 colocou essa tabela em um de seus posts
" BU0836 - 10 bits
A título de comparação:
Joy Genius Fxx - 80 'passos' = ? bits
M# Sidewinder FF PRO - 256 'passos' = ? bits
HOTAS Cougar - 1.024 'passos' = 10 bits
Saitek X-52 "Vanila" - 2.084 'passos' = 12 bits
Saitek X-52 PRO - 1.024 'passos' = 10 bits - parece que os sensores HALL utilizados não aproveitavam os 2.084 'passos' =12 bits "
Uma correção nesta tabela: o BU0836 tem resolução de 10 bits ou 1024 "passos" ou "pontos de leitura".
O BU0836A tem resolução de 12 bits ou 2048 "passos", ou seja o dobro já que o aumento é exponencial.

Os joys que listei acima estão com os valores de leitura corretos, mas havia colocado bits no lugar de "passos/pontos"... :-P

Segundo os russos do AviaForum o circuito USB do Mjoy é mais sofisticado do que o de qualquer joystick comercial.
Note que o BU0836 é ainda melhor.
Quantos bits tem o atmega 16??
O Mjoy (ATMEGA8) tem dois eixos de 10 bits e 4 eixos de 8 bits.
OMjoy16 (ATMEGA16) tem 8 eixos de 10 bits.
Quanto custa em média pra montar 1??
Ele e plug and play??
Depende de onde for comprar o material, os meus custaram cerca de R$ 35,00 cada.
Sim, ele é 'Plug and Play', já que usa os drivers HID nativos do rWindows (XP até onde sei).
Eu montei um pedal usando a gameport com pots normais (R$ 2,50) mais ficou com muito ruido com o atmega vai melhorar ou ai o problema é a qualidade do pot??
Se você tomou os cuidados que te falei no seu outro tópico de não superaquecer os pot's na soldagem, e usou um cabo blindado o mais curto possível, os ruídos estão sendo gerado pelos pot's, que são de baixa qualidade (também por R$ 2,50... devem custar R$ 0,01 lá na China). Com um circuito USB vai melhorar, mas não espere muito milagre.
como funciona um sensor hall?? li e vi algumas figuras mais não sei se entendi ele funciona por imã.
No PDF do tópico "Idéias para construir seu RUS (Joystick)" esta explicado como funciona o sensor HALL + imã.
Basicamente o campo magnético do imã altera a saída do HALL de 0 a 5 volts.
da pra usal visor de LCD no atmega??
Não, o firmware do Mjoy não foi previsto para receber dados do micro.

Sugiro você ler os tópicos sobre Mjoy no Clube do Hardware, lá tem a lista de componentes:
http://forum.clubedohardware.com.br/mjo ... 8/472888/5

E/ou na Aerovirtual:

http://www.aerovirtual.org/forum/index. ... opic=72091

E aqui no Gavca, pesquisando por Mjoy vai achar outros tópicos relacionados.

:ok

Sokol1
RedMooM

Post by RedMooM »

O Sokol muito obrigado pela reposta e pela tradução do livro :D.

Eu não estou conseguindo encontrar o ATMEGA16 nem no ML com o verdedor citado por vc, achei o ATMEGA8-16PU e o certo?? esse 16PU e a quantidade de pinos?? se fosse o ATMEGA16 qual seria o PU dele??

o 16 e esse??

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... oferta-_JM

Em um post vc colocou que ATMEGA, sem a matrix de diodos, apertando mais de tres teclas da ghost e no BU0836 há esse problema??


Não tem como ligar pots ou sensor hall nos eixos (direcionais) desses joypads tipo do playstation?

Esse é um bom sensor hall para joys??

http://www.farnell.com.br/u_Catalogo.ap ... ro=73K4042

Vc ja comprou nessa empresa?? Correu tudo certo?? o sensor hall so funciona com super-imãs??

Obrigado

Aboracos
21_Sokol1
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Post by 21_Sokol1 »

Eu não estou conseguindo encontrar o ATMEGA16 nem no ML com o verdedor citado por vc, achei o ATMEGA8-16PU e o certo?? esse 16PU e a quantidade de pinos?? se fosse o ATMEGA16 qual seria o PU dele??

o 16 e esse??

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... oferta-_JM
Não, esse ai é o ATMEGA168.
O sufixo depois de ATMEGA16- tanto faz, o PU significa que o chip não contem chumbo, para seguir legislação ambiental de paises do 1º mundo.


Entre no anuncio do aTMEGA168 no M.Livre e diga para o Edmar(WorldPIC) que voce quer um ATMEGA16 que ele arruma,
eu comprava com ele a R$12,00.
Tem um outro vendedor no M.Livre vendendo o ATMEGA16-PU R$ 13,00
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item? ... d=79193415

Mas acho melhor comprar com a WordPic pois eles tem outros componentes que você vai precisar e não tem no comércio local, como o cristal de 12 mhz e a bobina indutor de 12uH.<<<Ops! 10uH

Em um post vc colocou que ATMEGA, sem a matrix de diodos, apertando mais de tres teclas da ghost e no BU0836 há esse problema??
Sim, tanto no Mjoy como no BU0836 se não usar a matrix de diodos vai aparecer o botão fantasma - caso acione 3 ou mais chaves/botões simultâneos. Se vocêe analisar o circuito de qualquer joy com mais de 4 botões verá que ele também usa uma matrix.

Tem uma versão do BU, o BU0836X que não precisa da matrix, mas para isso precisou usar 3 PICs e custa mais do dobro da versão "vanila", uns U$ 90.

A matriz de diodos é barata e fácil de fazer num PCB separado, pois integrada no PCB do Mjoy complica muito o layout, embora seja possível fazer na base do D.I.Y. :-P

Alias uma vez entendida como funciona a matrix nem precisa de PCB, basta seguir a regra de um diodo em cada botão e ir combinando os fios (12x8).
Não tem como ligar pots ou sensor hall nos eixos (direcionais) desses joypads tipo do playstation?
Tem, mas da um trabalho do "cão". É preciso dessoldar os mini-sticks originais e usar seus pontos para entrada para os novos pots/S.HALL.
É bem provável que na tentativa o circuito USB seja danificado, pois as soldas industriais são muito duras.
Além disto, por serem Made in China, as trilhas do PCB são extremamente frágeis se danificando facilmente, você encosta o ferro de soldar e elas descolam do PCB...

E por fim o circuito do gamepade (PS2) é de baixa resolução (poucos "pontos" de leitura).
Fiz algumas experiências com eles e acho que não vale a pena.
Você compra um por ~R$ 25,00 - vai ter que fazer dessoldagem (difícil) e soldagem. Com mais ~R$ 10,00 monta um MJoy16 sendo o processo mais fácil - apenas soldar compontes.
Esse é um bom sensor hall para joys??

http://www.farnell.com.br/u_Catalogo.ap ... ro=73K4042
Não vi a especificação do modelo no link acima.
Em todo caso os modelos de S.HALL testados e aprovados pela comunidade de controles D.I.Y. são o Honeywell SS495A/SS496A
ou o Allegro A1321EUA-T.

O Allegro 1321EUA-T esta a preço de "pot chinês" na Farnell:

http://www.farnell.com.br/u_Catalogo.ap ... ro=43K8768

O SS495A eventualmente tem na Farnell, comprei a R$ 12,00 (considerando a postagem).

Vc ja comprou nessa empresa?? Correu tudo certo??
Já, fiz o pedido, paguei o boleto bancário e recebi em ~4 dias (aqui nesta "longitude").
o sensor hall so funciona com super-imãs??
:-P

Precisa ser super-imãs (imãs de terras raras/neodímio) por causa do campo magnético necessário para acionar o sensor.
Imã "de geladeira" não serve. :-P

Super-imãs são baratos. O ideal é um bloco de ~5x5mm.
http://www.magnetosgerais.com.br/
http://www.superimas.com.br/cdi/

Você pode conseguir super imãs em HDs e drives de CD-ROM defeituosos. No caso do CD-ROM tem dois ao lado da unidade ótica,
talvez precise juntar dois ou mais para dar o campo necessário.
O do HD é bem grande e precisa ser adaptado, caso "invente" de serrar use equipamento de proteção para os olhos e nariz. E depois precisará pintar a parte serrada, ou o imã vai desmanchar. Não recomendo fazer isto, compre pronto. :ok

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 21 Aug 2008 13:21, edited 1 time in total.
RedMooM

Post by RedMooM »

OK Sokol muito obrigado vou fazer o pedido das pecas e conforme for montando vou postando fotos e pedindo mais socorro :-D :-D

Muito agradecido

Abracos
RedMooM

Post by RedMooM »

Sokol a lista e essa??

1 micro-circuito ATMEGA16-
1 placa de fenolite (~10 x 10cm)
1 soquete para micro-circuito de 40 pinos
1 capacitor polarizado de 10uF x 16v
2 capacitores cerâmicos de 15 pF
3 capacitores cerâmicos de 0,1uF
2 diodos zener de 3.3v 1 N4733A ou similar
3 diodos de 3.3v 1N4148 ou similar - para os jumpers de MODE, INIT e CENTER
1 indutor (bobina/bobininha) de 10uH
1 cristal oscilador de 12 mhz
1 resistor de 2.2k
1 resitor de 4.7k
2 resistores de 82 Ohm
8 resistores de 10 k (para a ponte de resistores) ou barra de resistores de 10k
01 cabo USB A/B para impressora

para montar um igual esse seu da foto??

Image

Na lista o indutor de 10uH no post acima vc colocou indutor de 12uH, qual o certo?

Esse nao parece ser o circuito para esse mjoy da foto
Image

Abracos
21_Sokol1
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Post by 21_Sokol1 »

RedMonn,

A lista é esta mesma. :ok

O indutor (bobininha) é de 10uH - saiu 12 ali em cima por influência do valor do cristal. :-P

Inclua na lista estas barras de pinos macho e fêmea - vem uma barra continua de 40 pinos, você corta nos tamanhos que precisar - pois facilita conectar os eixos e cabos da matrix depois de pronto.
Na WordPic tem, mas não sei o nome, mando a foto para o cara identificar. ;)

Image

Este Mjoy da foto fica meio grande para colocar dentro de um joystick, por isso refiz o layout do PCB diminuindo o tamanho e eliminando a tomada USB tipo B, neste caso soldo as pontas do cabo USB direto no PCB, veja no lado direito do desenho abaixo:

Image

Mas se quiser tenho o mesmo layout com lugar para a tomada USB tipo B - este conector para cabo de impressora.

Sokol1
RedMooM

Post by RedMooM »

Opa quero sim acho q vai ficar mais facil pra mim, esse layout eu imprimo em impressora laser

Esse esquema ja utiliza os diodos certo?? entao nao preciso de uma matrix de diodos??

Esse MJoy funciona no vista??


Olha esse programa pra "desenhar" o cicuito.
http://www.cadsoft.de/

Abracos
21_Sokol1
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Post by 21_Sokol1 »

Bom, eu acho mais pratico usar o cabo USB soldado no PCB - torna mais flexível a colocação do PCB dentro de uma caixa, pois com a tomada USB tipo B soldada exige que a mesma seja encaixada na parede e tenha espaço livre correspondente ao PCB.
Vide o caso do Matos colocando o BU0836 dentro do (apertado) Suncom F-15, se o cabo fosse soldado no PCB facilitaria muito.

Em todo caso o Layout do Mjoy16 com a tomada USB, por isso ele precisou de "espichado":

Image

O arquivo necessário para imprimir e o visualizador (SprintLayoutViewer)
estão no ZIP abaixo:
http://www.wikifortio.com/355759/Mjoy16.zip
File name: Mjoy16.zip
Size: 899,32 KB
Uploaded: Wed Aug 27 21:05:39 2008
Expires: Wed Nov 26 01:05:39 2008

Para fazer imprima numa impressora Laser com qualidade máxima, num papel acetinado (couché), depois limpe bem a placa de fenolite, usando uma borracha macia e depois esfregando com alcool.
Decalque a impressão usando um ferro de passar roupa.
Ficando bom - sem falhas, coloque para corroer na solução de percloreto de ferro, agitando de tempos em tempos e vigiando para que não passe "do ponto".
Depois é colocar de molho para soltar o papel do tonner.

Vide: http://www.pinballclube.com.br/componen ... /catid,14/

Capriche. ;)

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 27 Aug 2008 22:13, edited 2 times in total.
RedMooM

Post by RedMooM »

E viva o grande sokol :-D

Muito obrigado pelas respostas, comprei os componente do vendedor do ML que tem o atmega16 e todas as peças ontem ( 21/8 ) com o pac ficou R$ 35,00, chega semana que vem.

Chegando posto mais dúvidas :D :D

Um abraco
RedMooM

Post by RedMooM »

E finalmente chegaram as peças ;) junto com as dúvidas :-P .

A primeira é que não estou conseguindo imprimir do tamanho que caiba o soket do processador, ele fica fora tanto de tamanho quanto a distância entre os pinos.

E os capacitores cerâmicos, veio com o número 104 nele, esse é o de 0,1uF?? o outro veio com 15 é o 15pF??

No caso do eixo farei com sensor hall (ainda não chegaram) tenho que colocar diodos ou algo assim antes do fio chegar nele??

Muito obrigado
21_Sokol1
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Post by 21_Sokol1 »

RedMooM wrote: A primeira é que não estou conseguindo imprimir do tamanho que caiba o soket do processador, ele fica fora tanto de tamanho quanto a distância entre os pinos.
Voce tem que usar o SprintLaytoutVeiver e imprimir por ele, se imprir da foto vai alterar o tamanho.

E antes de mais nada faça uns ensaios com a impressão, veja que ela tem que sair invertida pois vai decalcar o cobre no lado oposto da placa onde você vais colocar os componentes.
Observe a posição do pino 1 do MCU que não tem erro. Se não seguir esta regra o MCU encaixa invertido e ai sabe-se lá o que acontece...
E os capacitores cerâmicos, veio com o número 104 nele, esse é o de 0,1uF?? o outro veio com 15 é o 15pF??
Isso mesmo, não pergunte porque.. :-P
No caso do eixo farei com sensor hall (ainda não chegaram) tenho que colocar diodos ou algo assim antes do fio chegar nele??
Não, mas não esquente com sensor hal por agora que até lá tem muiiiiiiiita coisa a fazer.

Sokol1
RedMooM

Post by RedMooM »

Sokol o sr. tem que cria um tópico com sua conta pro pessoal (inclusive eu :lol: ) te pagar.

Chegaram as peças comecei a ver o layout e vendo onde encaixa o que e pensei, isso vai ser mole, ai não consegui nem imprimir :D :-D :evil: .

Obrigado pela resposta como sempre eficaz e rápida. : :181 evil:
21_Sokol1
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Post by 21_Sokol1 »

RedMon,

Entendido como fazer o PCB - o que é a parte mais chata de tudo, o resto não é difícil, só tome cuidado para não fazer solda "fria", ou o circuito não vai funcionar. ;)

Em tempo, no desenho que postei acima os diodos 1N4148 estavam invertidos, coloquei nova foto no lugar, com a orientação correta, a parte marcada para a direita. Me refiro aos 3 diodos nos jumpers MOD, INIT e CENTER, que dificilmente serão usados.

Estes:
Image

Obs. Não altera em nada o arquivo que você esta imprimindo.

Para imprimir abra o SprintLayout Viewer, abra o aquivo Mjoy16_Jumpers&Filtros.LAY, depois clique em FILE, e PRINT e marque as caixas de acordo com a figura, não altere a escala 1:1

Image


Sokol1
RedMooM

Post by RedMooM »

Sokol eu tenho essa imagem mais salva como bpmap ou jpeg nao consigo imprimir, tem como vc me massar essa ai tem que ser .lay certo?

Desssa que vc postou acima eu peguei vlw eu quero da que tem que soldar os fios da usb, aquela sem o conector usb tipo b.


Muito Obrigado
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