Meu primeiro projeto

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Meu primeiro projeto

Post by 21_Sokol1 »

Não ví ainda ninguém com uma solução que caiba na caixa do joy do Hotas Cougar.
Ué?!

UberNxT:
Image
EvenStraim:
Image
NN_Dam:
Image

Sokol1
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: Meu primeiro projeto

Post by DocFlyer »

Algum destes é viável Sokol??? Acho que não... :^)
DOC
UberNxT: Era o projeto mais eficiente (mas limitado também) OBS.: Não fabricam mais
Image
EvenStraim: Eixo Baixo (não centraliza razoavelmente) OBS.: Não tem produção
Image
NN_Dam:Eixo Baixo (não centraliza razoavelmente) OBS.: Não tem produção
Image

O peso do joy em relação ao princípio de alavanca teria sei eixo (ponto de apoio) a 220mm.
Se fizermos um cálculo básico, ficaria a 440g/220mm = 2g por mm para equlibrar.
Resultado molas muito fortes a uma distância de pelo menos 150mm do eixo.
Solução: Outra caixa mais alta e placa de circuito afastada do conjunto.
Ou: Kit sensor por pressão (ainda está a venda, mas o preço vale a pena investir num HW)

DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
MaGOid

Re: Meu primeiro projeto

Post by MaGOid »

Quais são as dimensões entre aquelas roscas de fixação do gimbal? Qual é a altura máxima máxima que o gimbal pode ter sem danificar a placa?
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: Meu primeiro projeto

Post by DocFlyer »

MaGOid wrote:Quais são as dimensões entre aquelas roscas de fixação do gimbal? Qual é a altura máxima máxima que o gimbal pode ter sem danificar a placa?
Este foi um projeto que usinei re-aproveitando o HC, o limite de trabalho sem interferir na placa de circuito é de 40mm.
Não consegui os resultados que eu achava satisfatório. Não tive tempo ultimamente, mas pra mim é caso de honrra resolver isto à exemplo do F15-Suncom que está muuito bem...
Image

DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Meu primeiro projeto

Post by 21_Sokol1 »

UberNxT: Era o projeto mais eficiente (mas limitado também) OBS.: Não fabricam mais
Um detalhe, nenhum destes MODS foram para as "prateleiras", sempre foram feitos por encomenda.
O NN_Dan fez vários lotes do seu MOD, vendido entre a comunidade francesa, e o Cup_Pilot ainda
fabrica o UberNXT sob encomenda, desde que o interessado espere juntar outros, pois sempre tem
um lote mínimo para tornar viável a fabricação.

http://www.txsquadron.com/forum/index.php?topic=1996.0

O objetivo destes MODS, alem de eliminar folgas e o peso da mola original do Cougar, é eliminar o ponto de transição entre os eixos X e Y e maior força necessária quando se move a alavanca nas diagonais.

E segundo se comenta, com o advento do Warthog, a Tm interrompeu a fabricação do Cougar, então é provavavel que estes MODs morram de vez.

O sistema do Bauer foi criado para o X-52 - joystick popular na Russia como é por aqui - posteriormente investigou-se o uso no Cougar e no CH F-16.
No Cougar o problema da altura foi resolvido modificando a abertura superior da caixa, acrescentando-se tres molduras que eleva a altura da cruzeta. No CH provavelmente não cabe.
Considerando que na Russia o MOD dele custa 150U$ - o UberNXT é uns 450/500 U$ - até não é mau negocio.

Sokol1
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: Meu primeiro projeto

Post by DocFlyer »

Ok Sokol, mas já tentei contato há um bom tempo com eles e não conseguí.

E como você mesmo falou, agora com o HW vai ficar difícil...
Veja que o HW já está por 1800R$ no Brasil com garantia e nota.

É que nós temos uma visão menos egoísta e gostamos de divulgar a simulação de vôo.
De outra forma eu pensaria, "eu comprei meu equipamento e o resto que se exploda".
Por isso que você, eu e outros tentam fazer cockpit até de tubo de pasta dental ou até melhorar o que já está no mercado.
Mas ainda acho um jeitinho pro HC, ele ainda tem muito hardware e peças boas, a única M**** é aquele mecanismo podre...

DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
MaGOid

Re: Meu primeiro projeto

Post by MaGOid »

Já que o pessoal tá postando seus projetos eu vou mostrar os meus :)

Image

Esse foi o primeiro, o MaGOid Gimbal Tipo 1a (grande) e o Tipo 1b (pequeno), usando rolamentos de skate e patins. É feito de peças de encanamento e praticamente não exige ferramentas especializadas, só um arco de serra e uma furadeira, embora seja útil ter uma mini-retífica, soprador térmico e furadeira de bancada :-)

Mais imagens:
Image

Image

Depois que o Doc comentou sobre a necessidade de ter algo que coubesse dentro da caixa original dos joysticks, eu achei um jeito de diminuir o tamanho, usando um pequeno pedaço de cano de aço de seção quadrada de 40mm. Eis que surgiu o Gimbal Tipo 2:

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Os materiais empregados são muito baratos, sendo que é necessário ter uma furadeira de bancada para fazer os furos corretamente. É possível montar ele com fixação para cima ou para baixo e ainda dá para diminuir a altura em 5mm simplesmente mudando de lugar os parafusos que sustentam o rolamento nas torres (as peças com 4 parafusos). Obviamente, se acharem um rolamento ainda menor (esse daí tem 22mm de diâmetro externo), dá para diminuir mais ainda. Atualmente ele tem 35mm nas torres. A largura total é de 11,5cm, mas dá para reduzir para até 9cm se necessário. Obviamente pode-se mudar à vontade essas dimensões para adequação às caixas dos joysticks.

E juntamente com ele um acoplamento rosqueado para trocar de grip:

Image

Quanto aos sistema de molas, pode-se montar o que se achar conveniente, como reutilizar as molas originais (como eu pretendo fazer com o meu desgastado Sidewinder Joystick) ou algo mais sofisticado como os projetos europeus que vocês postaram aí acima.

Eu pretendo inclusive fazer uma base nova para poder ficar trocando de grip, mas isso é coisa mais para frente.

Quanto aos parafusos, pode-se usar os mais grossos ou os pequenos com buxa:

Image
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: Meu primeiro projeto

Post by DocFlyer »

Caramba MaGOid :o :o :o

Cada um aparece com uma sacada genial.

Veja que a própria estrutura por ser tubular mesmo sendo de PVC e assentada numa estrtura rígida de ferro provavelmente será muito resistente.

Foi ao projeto mais barato e estável e que já ví. :clap: :clap: :clap:

Att: DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
NiltonAC

Re: Meu primeiro projeto

Post by NiltonAC »

S!

Só bostando um update:

Serrei um quadrado e e fiz o "acabamento" com perfil chato de alumínio.

Image

Agora estou fazendo um button box baseado no mjoy16 (na realidade vão ser 3 caixas, mas apenas uma controladora). Vou fixar as caixas na estrutura de madeira do stand.

[],s

Nilton / Roedel
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Meu primeiro projeto

Post by 44_Santo »

Muito chique! 8)
Parabéns. :)


santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
NiltonAC

Re: Meu primeiro projeto

Post by NiltonAC »

S!

Mais um update:
Fiz a 1a caixa, ela contém a placa controladora do MJoy16 e é direcionada para bombardeamento (controle do bombsight, level stab.,bomb bay doors, trim de rudder...).

O estranho é que apesar do MJoy16 ter 8 eixos, só 4 estão sendo reconhecidos pelo IL2 (me lembro de ter tido esse problema com o MJoy8 também). Aliás tive que modificar o Vendor ID e product ID para o MJoy16 ser reconhecido depois do H.Cougar, senão os eixos do throttle do Cougar não eram reconhecidos (Sokol, any $0,02 cents?)

Fotos:

Image
Image

Vou colocar mais duas caixa na base do stick, aproveitando o grande número de botões do MJoy16, uma para controlar o motor do avião (partida, radiador, mistura, magnetos, chargers...) e outra para sistemas (cockpit lights, nav lights, trem de pouso, eject...)

Image
Image

[],s

Rödel
LBR_Gustav_Denk

Re: Meu primeiro projeto

Post by LBR_Gustav_Denk »

Demais Ronha!!!
User avatar
42_Hildebrand
Arataca
Arataca
Posts: 2109
Joined: 27 Dec 2005 21:00
Location: 1ºGavcavi
Contact:

Re: Meu primeiro projeto

Post by 42_Hildebrand »

S!

:o

Show Ronin!! Parabéns!!! Era tudo o que eu gostaria de ter pra jogar!!!

Perfeito! :clap:

P.s. Vc vende? :geek:

SP!
O "Aerolula" da Argentina é um EMBRAER Lineage 1000! Eita!!!
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Re: Meu primeiro projeto

Post by 31_CrossBones »

:Skull_anim:

S!
42_Hildebrand wrote:
P.s. Vc vende? :geek:

SP!
E você? Paga? :D :D :D

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
42_Hildebrand
Arataca
Arataca
Posts: 2109
Joined: 27 Dec 2005 21:00
Location: 1ºGavcavi
Contact:

Re: Meu primeiro projeto

Post by 42_Hildebrand »

S!

:rofl: :rofl: :rofl:

Realmente!! Esqueci que minha situação tá feia, se o Ronin aceitar vender num carnezão á lá casas bahia, sem entrada, primeiro pagamento em novembro e parcelas de R$14,99 eu pago!!!!

:lol:

SP!
O "Aerolula" da Argentina é um EMBRAER Lineage 1000! Eita!!!
Post Reply